Exame de sangue tem que ser sempre em jejum?

O tempo de jejum varia de acordo com o exame a ser realizado, o hemograma, por exemplo, não requer jejum, já exames como triglicérides e glicose, precisam obrigatoriamente de jejum.

Água quebra o jejum?

Não, mas seu excesso pode interferir em exames de urina, então deve toma-la com moderação.

Remédios interferem em exames laboratoriais?

Sim, alguns como antibióticos e anti-inflamatórios, podem interferir em exame de coagulação; por isso as atendentes devem ser informadas do uso de medicamentos.

Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um como de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, podendo dar um resultado falso. Por isso, o ideal é, antes de do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Importante: álcool também altera colesterol, e seu uso continuo as enzimas hepáticas.

Fumar antes de fazer exames, pode alterar resultados?

Sim, se forem testes de agregação plaquetária ou curva glicêmica, orientamos a não fumar no dia do exame.

Pode se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Sim. Alguns exames são solicitados exatamente por que a pessoa esta com febre; a intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porem, em algumas circunstancias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos. Orientamos sempre que consulte seu medico antes de fazer os exames.

Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?

O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se esta preocupado com possível infecção urinaria, é importante que o material a ser examinado não seja contaminado com o que estiver na uretra.

Tem que ser a primeira urina da manha?

Preferencialmente, mas pode ser colhida a qualquer hora do dia, orientamos que o paciente permaneça sem urinar por no mínimo duas horas para exame de rotina (Urina I) e quatro horas para exame de cultura (Urocultura). Em frasco estéril, fornecido pelo laboratório.

Esforço físico atrapalha?

Sim, alguns exames alteram com a realização de exercícios físicos; triglicérides, fator VIII da coagulação, creatinofosfoquinase. Os exames devem ser realizados na sua maioria em condições basais.

Por que quando se tira sangue para exame, às vezes o local fica roxo?

Isto se chama hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorres em determinadas situações, tais como: veia fina, delicada, com muita pressão, falta de boa compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.



Há mais de 15 anos com você! O Laboratório Integrado conta com uma equipe altamente capacitada, coordenada por três médicos especialistas em patologia clínica. Estamos aqui para melhor atendê-lo e quitar suas dúvidas. Entre em contato!

Nos envie suas dúvidas

Contato

Rua Treze de Maio, 15-40, Bauru-SP
(014) 3245-7658
(014) 3234-9003